Coastal Hazards in Africa, 28 & 29 October 2020.
Durban, South Africa.
Tema
Atualmente, os riscos costeiros são uma área de considerável preocupação societal por várias razões:
​
-
As zonas costeiras são ambientes complexos, extremamente dinâmicos e sujeitos a processos e interações de diferente natureza e intensidade (marinhos, continentais, biológicos, etc.)
-
Cerca de 70% da população mundial está concentrada numa zona localizada entre a linha de costa e 60km para interior, e a maioria das previsões indica que a migração de população para as zonas costeiras irá continuar no futuro. Para além disso, grande parte das atividades económicas a nível mundial está concentrada nas zonas costeiras.
-
Uma proporção significativa das zonas costeiras à escala global está em erosão, com taxas que variam entre poucos centímetros a vários metros por ano. Adicionalmente, as zonas costeiras estão cada vez mais expostas a inundações que provocam danos significativos a vários níveis.
​
Para além destes fatores, a concentração de populações, atividades económicas e infraestruturas de transporte nas zonas costeiras leva a que os ambientes costeiros sejam extremamente vulneráveis a poluição de vários tipos, particularmente no que diz respeito a derrames de hidrocarbonetos.
Por estas e outras razões, tanto os cientistas como os gestores costeiros no continente Africano estão particularmente preocupados com os ricos costeiros, particularmente devido à concentração de grande parte das metrópoles Africanas no litoral, a fragilidade socioeconómica das populações costeiras, e a falta de enquadramento legal adequado no que diz respeito à gestão costeira. Todos estes fatores fazem com que as zonas costeiras Africanas estejam cada vez mais vulneráveis aos riscos costeiros.
Objetivo: esta conferência tem como intuito juntar os cientistas e gestores interessados nas zonas costeiras Africanas de forma a desenvolver o conhecimento sobre os riscos e perigosidade no litoral, considerando o estado atual das zonas costeiras ao longo do continente Africano. Para além disso, este encontro científico pretende proporcionar uma plataforma para discussão abrangente de propostas e medidas que permitam abordar e gerir os riscos costeiros em África.
​
Tópicos principais (tal como em 2018):
​
Riscos de erosão e inundação costeira em África
-
Dinâmica de sistemas costeiros (influências marinas e continentais);
-
Evolução da linha de costa (indicadores, processos, movimentos de massa em arribas costeiras, efeitos antrópicos, evolução Holocénica, etc.).
-
Inundação costeira (nível do mar, eventos extremos, arquivos históricos e sedimentares, etc.)
-
Alterações climáticas e riscos de erosão e inundação em África.
​​
Riscos de poluição e derrames de hidrocarbonetos
-
Uso e ocupação do solo nas zonas costeiras Africanas
-
Qualidade da água (marinha e continental) e poluição em zonas costeiras
-
Tráfego marítimo e riscos de derrame de hidrocarbonetos nas zonas costeiras Africanas
-
Carga antrópica e desastres naturais em África: sensibilidade ecológica das zonas costeiras
Gestão de riscos costeiros em África
-
Impactos socioeconómicos
-
Infraestruturas costeiras versus ricos costeiros
-
Gestão e planeamento (atores, territórios, políticas públicas, suporte à decisão, regulação, redes): exemplos de países Africanos
-
SIG: ferramentas de planeamento e gestão de sistemas costeiros
-
Gestão integrada de zonas costeiras e ordenamento do espaço marítimo: exemplos de projetos implementados em África (interdisciplinaridade, abordagens sistémicas, etc.)
-
Sistemas de alerta e suporte à decisão em zonas costeiras e marinhas